Patrimônios Históricos


Catedral metropolitana de vitória


Considerado símbolo da Cidade de Vitória, a Catedral Metropolitana de Vitória se destaca com sua imponência e por seus famosos vitrais. Foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984 e está localizada na Rua Dom Luiz Scortegagna no Centro de Vitória.




Convento do Carmo


O complexo arquitetônico do Convento de Nossa Senhora do Monte Carmo foi construído pela ordem dos Carmelitas Calçados, que chegou ao Espírito Santo por volta de 1675, é localizado no acesso à Cidade Alta e faz parte dos monumentos que compõem o Centro Cultural e Histórico de Vitória e possui visitas guiadas e monitoradas realizadas gratuitamente.


Igreja Nossa Senhora do Rosário


A Igreja tombada como patrimônio histórico, mantém as características originais da fachada colonial, além do cemitério e de seus ossários. Localiza-se na Rua do Rosário no Centro de Vitória com Visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. 


Igreja de São Gonçalo


Em 06 de novembro de 1948, a Igreja de São Gonçalo Garcia foi tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tem estilo colonial com características barrocas em sua fachada e também no altar-mor, que tem entalhes em madeira pintados a ouro. Aberta para visitação de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, está localizada na Cidade Alta, no Centro de Vitória.


Theatro Carlos Gomes


O Theatro Carlos Gomes, o mais antigo do Espírito Santo, abriu suas cortinas pela primeira vez em 192. Com sua fachada principal voltada para a Costa Pereira, no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o Theatro é um dos mais significativos pontos turísticos do Estado.


Capela de Santa Luzia


Erguida sobre uma rocha com traços arquitetônicos simples a Capela de Santa Luzia foi construída no século XVI. A edificação é a mais antiga da capital, fica localizada na Cidade Alta e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Convento de São Francisco


Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, o Convento São Francisco foi o primeiro convento da ordem franciscana na Região Sul do Brasil Colônia. O local começou a ser construído no final do século XVI, a pedido de Vasco Fernandes Coutinho Filho. Situado na encosta do Morro da Fonte Grande, o complexo é um dos poucos que não foi totalmente engolido pelo seu entorno.


Escadaria de São Diogo


A Escadaria de São Diogo foi construída ao lado de um antigo forte de proteção de Vitória, o Forte São Diogo, que tinha a posição estratégica de monitorar um dos acessos à cidade alta. Apesar de a escadaria se manter discreta na paisagem da cidade, ainda preserva a importante função de ligar a cidade baixa, a partir da Praça Costa Pereira, à cidade alta, próximo à Catedral Metropolitana.


Escadaria Maria Ortiz


A Escadaria Maria Ortiz, antes chamada de Ladeira do Pelourinho, traz em seu nome a lembrança da vitória dos capixabas sobre piratas holandeses, que tentaram conquistar a ilha durante o século XVII. A escadaria teve como autor o engenheiro Henrique Novaes e era ladeada por belas residências coloniais.


Palácio Anchieta


Situado na Cidade Alta, em frente a baía de Vitória, o Palácio a Anchieta é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. Patrimônio histórico foi restaurado em 2009 e é aberto para visitação.



Praça oito


Inaugurada em outubro de 1909, a Praça Oito de Setembro, inicialmente conhecida como Praça Santos Dumont, é um dos principais monumentos históricos do Centro de Vitória.   Recebeu melhorias, ganhando bancos novos, nova iluminação e refletores, recuperação do calçamento em pedras portuguesas, podas de árvores e jardinagem e está localizada na  Av Jerônimo Monteiro, no centro de Vitória.





Viaduto Caramuru


O Viaduto Caramuru foi construído em 1925 com o objetivo de ligar as ruas Dom Fernando e Francisco Araújo e servir de passagem para o bonde, que então circulava pela Cidade Alta. Logo abaixo se encontra a Rua Caramuru, local histórico, onde teria ocorrido uma batalha contra holandeses que tentavam invadir a ilha em 1640, pois naquela época a ladeira levava ao Porto dos Padres, utilizado pelos freis do Convento de São Francisco.




Museu de Arte do Espírito Santo (Maes)




Instalado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado e tem amplo acervo doado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Maes fica localizado na Avenida Jerônimo Monteiro e suas exposições privilegiam artistas capixabas e internacionais. O museu pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, as visitas são de 12 às 18 horas.


Telefone: (27) 3132-8393






Fafi

Localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, no centro de Vitória, a Escola Técnica Municipal de Teatro, dança e música Fafi, contribui para o processo de revitalização do Centro e teve seu tombamento em 1982. Fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas.
Informações: (27) 3381-6922


 


Casa Porto das Artes Plásticas


Localizada na Praça Manoel Silvino Monjardim, no Centro de Vitória, a Casa Porto das Artes Plásticas é responsável pela conservação das obras de artes que fazem parte do acervo da Prefeitura de Vitória. Instalada em um prédio histórico de 1903, estimula a apreciação das obras pelo público e contribui para a maior compreensão acerca da arte visual além de incentivar o trabalho dos artistas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário